A senadora Damares Alves divulgou os requerimentos apresentados na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS que envolvem igrejas e líderes evangélicos. A CPMI do INSS investiga um esquema de fraudes em descontos aplicados a benefícios de aposentados e pensionistas. Damares divulgou a lista depois de questionamentos diretos de um pastor que reagiu a declarações da senadora sobre a possível participação de igrejas no esquema.
A lista divulgada inclui pedidos de transferência de sigilo de quatro igrejas e requerimentos relacionados a seis líderes religiosos. Parte das solicitações já foi aprovada, enquanto outras ainda aguardam deliberação da CPMI. A senadora afirmou que não fez acusações pessoais, mas mencionou requerimentos formais apresentados no âmbito do colegiado.
A hipótese de envolvimento de igrejas em fraudes contra aposentados causa “tristeza e desconforto” à senadora, mas ela sustentou que a comissão tem obrigação constitucional de avançar nas investigações, independentemente de pressões políticas ou religiosas. A CPMI do INSS convocou um cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para prestar depoimento.
A lista divulgada inclui pedidos de transferência de sigilo da Adoração Church, Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo, Ministério Deus é Fiel Church e Igreja Evangélica Campo de Anatote, além de convites a líderes religiosos para comparecer à CPMI. Alguns dos pedidos já foram aprovados e outros ainda precisam passar pela análise dos membros da comissão.


