PUBLICIDADE

TOPO SITE

Deepfakes Sexuais: Crime Está Ficando Mais Comum no Brasil

Deepfakes sexuais: crime está ficando mais comum no Brasil, de acordo com relatório da SaferNet Brasil.
Deepfakes sexuais — Foto: (Imagem: FAMILY STOCK/Shutterstock)

O Dia da Internet Segura foi celebrado nesta terça-feira, mas a segurança na internet é um tema cada vez mais preocupante. De acordo com o Identity Fraud Report 2025-2026, ataques envolvendo deepfakes cresceram 126% no Brasil em 2025. Um mapeamento feito pela organização SaferNet Brasil se aprofundou no recorte das deepfakes sexuais em escolas – imagens ou vídeos de nudez criados com inteligência artificial sem o consentimento das vítimas.

Foram identificadas 173 vítimas de deepfakes sexuais em instituições de ensino públicas e privadas de dez estados brasileiros. O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências, com 51 vítimas, seguido por Mato Grosso (30), Pernambuco (30) e Rio de Janeiro (20). Todas as vítimas identificadas são mulheres (alunas e professoras).

O levantamento identificou 60 autores dos crimes. O relatório completo será divulgado no mês que vem. O trabalho conta com recursos do fundo SafeOnline, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A pesquisa, iniciada em 2023, tem como base o monitoramento de notícias. Além disso, a SaferNet opera a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. O canal recebeu 264 links (URLs) relacionados a este tipo de crime desde 2023. "Analisamos 264 links reportados que podiam ter vínculo com o compartilhamento de deepfakes sexuais não consentidos e de materiais artificiais de abuso sexual infantil", explica Sofia Schuring, pesquisadora da SaferNet.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima