PUBLICIDADE

TOPO SITE

Delcy Rodríguez extingue sete programas sociais e órgãos ligados ao chavismo na Venezuela

A governante interina elimina iniciativas vinculadas ao legado de Chávez e Maduro, enquanto promove reformas e sinaliza reaproximação com os Estados Unidos.

Delcy Rodríguez aprofundou as transformações em sua gestão ao extinguir sete programas sociais e organismos vinculados ao chavismo. Entre eles, quatro foram criados pelo ex-presidente Nicolás Maduro, capturado em Caracas em 3 de janeiro durante operação militar dos EUA, e outros três foram estabelecidos no período de Hugo Chávez, entre 1999 e 2013.

As mudanças incluem a extinção do Centro Estratégico de Segurança e Proteção da Pátria, criado em 2013 para centralizar dados sobre defesa e inteligência, além de três programas classificados como 'missões'. Essas iniciativas, que ofereciam assistência em áreas como alimentação, saúde e educação, agora terão suas funções redistribuídas para outros ministérios, conforme detalha edição do Diário Oficial de 9 de fevereiro.

A governante planeja reformas que atingem ministérios, legislação do setor petrolífero e uma lei de anistia histórica prevista para ser aprovada na próxima semana. Juan Escalona, antigo responsável pela segurança de Maduro, foi nomeado para liderar o gabinete da Presidência, pasta encarregada da agenda e coordenação entre setores do Estado.

Paralelamente, Rodríguez sinaliza uma guinada na relação com os EUA, após rompimento em 2019. O presidente Donald Trump elogiou seu trabalho recentemente e anunciou que visitará a Venezuela em breve, indicando maior abertura diplomática entre as nações.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima