PUBLICIDADE

TOPO SITE

Deputados do paraná solicitam suspensão de pedágios eletrônicos em áreas com conflitos comunitár

Parlamentares pedem ao der-parana que pare a instalação de pórticos em locais com reclamações da população, cobrando tratamento justo para moradores afetados

Evandro araújo e luiz claudio romanelli, deputados estaduais do psd, enviaram um requerimento ao departamento de estradas de rodagem (der-parana) para que suspenda a colocação de pórticos eletrônicos de pedágio onde há protestos e resistência da comunidade local. Os parlamentares destacam que concessionárias vêm ignorando as demandas e priorizando a arrecadação ao deslocar as antiguas praças físicas para novas posições, independente dos impactos sobre moradores e usuários frequentes.

A antecipação dos pedágios eletrônicos, conhecida como ‘free flow’, já gerou indignação nas regiões norte e noroeste do estado, envolvendo os lotes 4 e 5. O alerta feito pelos deputados é que, após a autorização, os pórticos poderão cobrar tarifa integral, diferentemente do sistema proporcional aos trechos, o que prejudica especialmente moradores que vivem próximos aos equipamentos e fazem deslocamentos curtos e constantes.

Casos de conflitos foram relatados em trechos como marialva e mandaguari, presidente castelo branco e mandaguaçu, e jataizinho, na região sudoeste. Araújo ressalta que, após forte mobilização social no caso de rolândia, o der-paraná determinou a correção da localização do pórtico, e agora pede que a mesma análise seja aplicada em todo o estado para evitar injustiças.

Uma audiência pública na assembleia legislativa está marcada para o dia 24 de fevereiro, com participação da comissão de obras, transportes e comunicação, além da frente parlamentar de engenharias e líderes do governo e oposição, como os deputados hussein bakri (psd) e arilson chiorato (pt). As concessionárias foram convocadas para debater os casos e possíveis soluções com a população e autoridades.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima