Há dezenas de exemplos de jogos independentes criados por equipes minúsculas, mas será que esses hits poderiam ganhar vida da forma que conhecemos com tão poucos desenvolvedores?
O relatório The State of Video Gaming in 2026 trouxe dados sobre a performance da indústria dos games em 2025, incluindo números sobre terceirização e desenvolvimento externo. O investimento em terceirização de desenvolvimento representou 35,5% da produção de jogos em 2025, totalizando US$ 17,7 bilhões gastos com profissionais fora dos estúdios.
Entre os exemplos dados de novo cenário no desenvolvimento de jogos está Hollow Knight: Silksong. O metroidvania conta com apenas três funcionários internos da Team Cherry creditados e 94 colaboradores externos creditados, o que representa 95% de posições terceirizadas. Isso significa que Silksong não é fruto do trabalho de apenas três pessoas.
A terceirização sempre existiu no meio dos games, mas a prática vem crescendo ano após ano. Seja com estúdios inteiros dedicados ao suporte de desenvolvimento ou com freelancers, sempre houve participação de externos em projetos. O dado que pode preocupar alguns é o crescimento no investimento de terceirização em pontos-chave no desenvolvimento dos jogos, como arte e animação por exemplo.

