PUBLICIDADE

TOPO SITE

É seguro usar uma IA para montar treinos de academia?

A popularização das ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa oferece a possibilidade de utilizá-las em diferentes tarefas do dia a dia, inclusive com relatos de usuários que geram planilhas de treinos de academia.
Foto: Arte/Canaltech

A popularização das ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa oferece a possibilidade de utilizá-las em diferentes tarefas do dia a dia, inclusive com relatos de usuários que geram planilhas de treinos de academia. Mas usar esses sistemas como assistentes em áreas relacionadas à saúde requer cuidados. O processo adotado pelos usuários inclui o envio de um prompt com informações como objetivo, características físicas, disponibilidade, local do treino e até mesmo limitações médicas.

Os educadores físicos apresentam ressalvas a essa prática, pois acredita-se que todo treino gerado por IA está 100% personalizado e adaptado para o aluno. No entanto, o corpo precisa se adaptar à carga de treino, e cada pessoa responde de forma diferente a uma determinada dose de exercício.

Um dos principais problemas apontados pelos especialistas é o fato de a IA trabalhar com progressões lineares, que não levam em conta detalhes como alterações na alimentação, no sono e nos níveis de estresse das pessoas. Isso gera compensações, execução inadequada e aumenta o risco de lesão.

As empresas responsáveis pelas IAs oferecem recursos voltados especialmente à saúde, como o acompanhamento contínuo e o compartilhamento de arquivos por parte dos usuários. No entanto, a segurança não está apenas no planejamento, mas na adaptação contínua — e isso ainda depende do olhar humano.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima