PUBLICIDADE

TOPO SITE

Eclipse solar do “Anel de Fogo” transforma o céu em parte do planeta

O primeiro eclipse de 2026 ocorre nesta terça-feira, mas Brasil ainda espera por 2027.

Nesta terça-feira (17), ocorre o primeiro eclipse de 2026, que é um eclipse solar anular. Embora o Brasil não possa ver o “Anel de Fogo” neste Carnaval, esse fenômeno está previsto para o ano que vem.

Um eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar em algumas áreas do planeta. O eclipse solar anular, em particular, ocorre quando a Lua Nova não consegue cobrir completamente o Sol, criando uma borda brilhante ao redor, conhecida como “Anel de Fogo”.

O eclipse começou às 6h56 (horário de Brasília), na Antártida, e a fase anular será visível entre 8h42 e 9h41, restrita à região da Antártida e do Oceano Antártico. Apenas dentro de uma faixa de 600 km de largura, o alinhamento perfeito entre a Lua e o Sol será observado.

A sombra parcial do eclipse se estende por áreas mais amplas, com cidades no sul da América do Sul, como Punta Arenas, vendo o Sol parcialmente encoberto. O fenômeno poderá ser visto também em partes do continente africano, como Cidade do Cabo e Durban, além de ilhas do Índico. O evento termina às 11h27, quando a sombra se afasta da África, permitindo que o Sol brilhe novamente.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima