PUBLICIDADE

TOPO SITE

Enamed: Medidas Aplicadas a Cursos de Medicina com Avaliação Ruim

Cursos com nota insatisfatória passarão por supervisão e podem ter medidas cautelares aplicadas
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir da publicação dos dados, os cursos com nota insatisfatória e que pertencem ao Sistema Federal de Ensino passarão por um processo de supervisão em que podem ser adotadas medidas cautelares. Ao todo, são 99 cursos nessa situação. As instituições públicas estaduais, distritais e municipais não passam pelo processo, uma vez que são supervisionadas pelos respectivos conselhos e secretarias de educação locais.

As sanções podem prever desde a redução de vagas até a suspensão de oferta via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As medidas cautelares serão aplicadas conforme o desempenho do curso. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público, mais graves serão as medidas adotadas.

Os melhores desempenhos no Enamed foram observados entre 6.502 estudantes de instituições federais, que apresentaram uma pontuação média de 83,1% de proficiência. Os piores desempenhos foram dos 944 concluintes da rede municipal, que somaram uma média de 49,7% da pontuação máxima.

Os 99 cursos de medicina que serão supervisionados incluem instituições privadas com fins lucrativos, como o Centro Universitário do Panatanal (Unipantanal) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA), além de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima