PUBLICIDADE

TOPO SITE

ESET elenca as maiores ameaças aos celulares Android em 2025

O ecossistema Android é um dos principais alvos dos cibercriminosos na América Latina
Foto: Reprodução/ExpressVPN

Na América Latina, o ecossistema Android continua sendo um dos principais alvos dos cibercriminosos, que agem principalmente em países como Brasil e México. O vetor de ataque ao Android é grande por conta da alta dependência do smartphone na região, aliado com a fragmentação do sistema operacional por diversas marcas e o uso prolongado de aparelhos e aplicativos desatualizados.

Os cibercriminosos usam exploits antigos e trojans adaptados para continuar ameaçando os usuários. Um levantamento recente revelou que 72% dos celulares no Brasil usam Android, sistema que continua sendo mirado por campanhas de SMS e mensagens com links diretos, aplicativos modificados clandestinos e mesmo nas lojas oficiais.

As três famílias de malware mais detectadas nos aparelhos Android na região são Trojan.Android/Exploit.CVE-2012-6636, Trojan.Android/Exploit.Lotoor e Trojan.Android/Pandora. Esses malwares exploram falhas descobertas entre 2010 e 2013 e podem desinstalar soluções de segurança, modificar configurações do sistema e instalar outros malwares.

A recomendação é que os usuários de Android adotem medidas básicas de segurança, como manter o sistema e os apps atualizados, obtenham aplicativos somente em lojas oficiais e evitem APKs de origem desconhecida.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima