Os Estados Unidos posicionaram lançadores de mísseis sobre caminhões na base aérea de Al-Udeid, no Catar, principal instalação militar dos americanos no Oriente Médio. Essa movimentação foi registrada em imagens de satélite e coincide com o aumento das tensões entre Washington e Teerã desde janeiro.
A ameaça de escalada militar ficou clara em declarações do presidente norte-americano, que afirmou acreditar em uma solução diplomática, mas deixou aberto o risco de ações mais duras. Ele citou ataques anteriores contra o Irã, destacando que o país não havia confiado em que os EUA agiriam, caso fosse necessário.
O formato móvel dos sistemas Patriot instalados no Catar permite resposta rápida a eventuais ações iranianas na região. Registros comparativos de satélite feitos entre janeiro e início de fevereiro também indicam mais aeronaves e equipamentos militares na área desde o envio de um porta-aviões ao Oriente Médio.
Os diálogos entre EUA e Irã foram retomados na semana passada, com Omã como mediadora, após medidas como o envio do navio de guerra. Entretanto, Washington busca estender o escopo das negociações para incluir também o programa iraniano de mísseis balísticos.

