Alunos da Escola Técnica Estadual Deputado Salim Sedeh criaram um aplicativo com IA para oferecer ajuda durante o atendimento de primeiros socorros em emergências. O Pax AI tem o objetivo de trazer instruções claras e diretas nesses momentos mais críticos, com instruções e dados importantes até a chegada do resgate.
O projeto foi criado pelos alunos João Masculi, Felipe de Souza e Arthur Ferreira, formandos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Etec, e contou com orientação do professor Andre Candido. Os estudantes identificaram uma lacuna em buscadores e chatbots de IA: ao pesquisar por alguma situação de emergência médica, as plataformas poderiam trazer uma quantidade excessiva de informações sobre o tema, mas não agiam de forma direta para guiar a pessoa nessa situação.
O Pax AI começou como um chatbot no WhatsApp, migrou para um site e posteriormente se tornou um aplicativo. A decisão pela mudança aconteceu para facilitar o atendimento, principalmente quando a pessoa estiver sem conexão com a internet. O app conta com um chatbot de IA generativa criado com base no DeepSeek e treinado para responder a perguntas sobre saúde de forma direta e correta.
O Pax AI está disponível apenas como um APK para Android, enquanto o grupo de desenvolvedores busca por investimentos financeiros para colocar o aplicativo nas lojas oficiais de apps. O jovem Arthur Ferreira afirma que um dos principais desafios no desenvolvimento foi garantir que as respostas estivessem corretas e de forma acessível para os usuários.


