As Forças Armadas dos EUA estão evacuando parte do pessoal da Base Aérea de Al Udeid, no Catar, como medida de precaução, diante da possibilidade de o presidente Donald Trump ordenar uma ação militar contra o Irã. O presidente norte-americano também afirmou que cidadãos dos EUA no Irã deveriam considerar deixar o país, sinalizando que pode intervir em breve para apoiar as manifestações.
Os EUA começaram a retirar alguns funcionários da base no Catar, onde mantêm presença militar significativa, diante da escalada das tensões entre Washington e Teerã. O aumento das advertências de Trump ao Irã ocorre à medida que cresce o número de mortos nos protestos, que já estão na terceira semana.
O grupo Human Rights Activists in Iran afirmou que o total de mortes ultrapassou 2,4 mil, à medida que o regime se move para reprimir as manifestações. Segundo a entidade, mais de 140 integrantes das forças de segurança do governo foram mortos e mais de 18 mil pessoas detidas.
EUA precisaria transferir armamentos do Caribe para o Irã, caso decida autorizar um ataque, as opções de Trump ficam limitadas pela transferência de pessoal e equipamentos militares para o Caribe


