PUBLICIDADE

TOPO SITE

Europa assume liderança no apoio à Ucrânia depois do recuo dos EUA

Em 2025, países da Europa se destacam no apoio à Ucrânia, superando os Estados Unidos em ajuda militar e financeira.

A dinâmica do apoio à Ucrânia sofreu mudanças significativas em 2025, com países europeus assumindo um papel de destaque no envio de recursos militares e financeiros. Enquanto os Estados Unidos anteriormente lideravam esse auxílio, agora a maior parte do suporte vem da Europa.

Entre março e abril de 2025, quando Washington não aprovou novos pacotes de auxílio, a União Europeia e seus membros intensificaram seu apoio, alcançando € 72 bilhões em ajuda militar, superando os € 65 bilhões dos Estados Unidos. O envio de armamentos europeus cresceu 67% em comparação à média de 2022 a 2024, enquanto o auxílio humanitário e financeiro aumentou 59% no mesmo período.

Entretanto, apesar do esforço europeu, o total da ajuda militar à Ucrânia caiu 14% em relação ao ano anterior, permanecendo abaixo dos níveis de 2022. O aumento nas contribuições se dá principalmente por um grupo restrito de países da Europa Ocidental e do Norte, como Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha e Reino Unido, enquanto nações do sul e algumas do Leste Europeu têm participação menor.

A

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima