PUBLICIDADE

TOPO SITE

FAB usou jatinhos em mais de mil viagens com autoridades

Força Aérea Brasileira registrou mais de mil voos que transportaram ministros de Estado e presidentes do Supremo Tribunal Federal

No decorrer de 2025, a Força Aérea Brasileira (FAB) registrou mais de mil voos que transportaram ministros de Estado e presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Senado. O uso dos jatos oficiais intensificou-se em razão de agendas pré-eleitorais, marcadas por inaugurações, visitas a obras e assinaturas de contratos, além de deslocamentos pessoais. Algumas das viagens tiveram o acompanhamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, liderou o ranking, com maior número de viagens ao longo do ano. Haddad realizou 122 deslocamentos em aviões da FAB e, em parte, dividiu o voo com outras autoridades. Na sequência, Hugo Mota, presidente da Câmara, somou 113 viagens, com 27 delas entre Brasília e João Pessoa, seu principal reduto eleitoral.

Presidentes do Supremo Tribunal Federal contabilizaram quase cem voos ao longo do período, enquanto Davi Alcolumbre, presidente do Senado, fez 56 viagens, das quais 30 para Macapá, seu Estado. O uso dos jatinhos atendeu não só a compromissos oficiais, mas também interesses regionais dos parlamentares.

O modelo conhecido como “Uber aéreo” contabilizou 284 voos, a maioria com até três passageiros. Destes, 42 voos transportaram dois ocupantes e 14 apenas um. Seis deles foram entre Brasília e São Paulo, sob responsabilidade do Ministério da Defesa.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima