Pesquisadores nacionais e internacionais se unem contra o greening, uma doença que causa impactos severos à produção de citros em diferentes países. O Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade da Citricultura – CPA Citros, é uma parceria estratégica público-privada em benefício de um dos maiores setores produtivos do agronegócio nacional.
O CPA Citros nasce com a missão de desenvolver soluções científicas e tecnológicas para enfrentar os principais desafios fitossanitários da citricultura, especialmente o greening. O centro se consolida como a maior rede de inteligência já formada no mundo para o combate à doença.
A iniciativa prevê um investimento de R$ 90 milhões nos próximos cinco anos, aportados pelo Fundecitrus, com apoio dos citricultores e das indústrias de suco de laranja, e pela Fapesp, com recursos provenientes do governo do Estado de São Paulo. O centro reunirá pesquisadores de diferentes instituições e nacionalidades, promovendo uma atuação integrada e em rede para acelerar descobertas e gerar inovação aplicada ao campo.
O CPA Citros é um marco da pesquisa colaborativa no agronegócio, reunindo instituições de excelência para enfrentar de forma estratégica o greening. A iniciativa adota um modelo de trabalho em rede que integra alguns dos principais pesquisadores do Brasil e do mundo, atuando de forma contínua e colaborativa na busca por soluções para um problema que causa impactos severos à produção de citros em diferentes países.


