PUBLICIDADE

TOPO SITE

Filha de Vander Lee homenageia o pai e leva sua música a novas gerações

Laura Catarina, filha de Vander Lee, celebra a obra do pai em performances que marcam uma década de sua morte, conquistando o público nas redes sociais.

A morte de Vander Lee, ocorrida em agosto de 2016, deixou um vazio na Música Popular Brasileira, mas também deu origem a um novo capítulo na vida de sua filha, Laura Catarina. Com a missão de honrar o legado do pai, Laura vem se destacando nas redes sociais, onde já conta com mais de 100 mil seguidores. Sua proposta é apresentar a obra do cantor a uma nova geração, compartilhando vídeos de performances, curiosidades e sua agenda de shows.

Completando 10 anos da morte de Vander Lee e no ano em que ele teria feito 60 anos, Laura inicia uma série de apresentações que homenageiam a trajetória do artista. "Acredito que além de resgatar, trata-se de aprofundar uma obra que segue viva pela força, relevância e profundidade poética", afirma Laura. Para ela, revisitar as canções do pai é um caminho para compreender sua própria história e a geração que o influenciou.

Desde a infância, Laura esteve próxima da música, acompanhando o pai nos palcos e estúdios. "Sou compositora assumida desde os 14 anos e ele sempre me apoiou nessa jornada", recorda. Sua carreira musical começou em 2014, com apresentações ao vivo e composições próprias. A morte de Vander Lee, em 5 de agosto de 2025, aos 50 anos, trouxe um novo desafio para Laura, que decidiu aprofundar sua conexão com a obra do pai.

Após essa perda, Laura lançou seu primeiro álbum autoral, Amor em Si, em 2018, e, em 2023, o projeto Estrela, que é uma homenagem às músicas que marcaram a carreira de Vander Lee. "O encontro com a obra foi inevitável para sentir e perpetuar sua presença. Fui convidada para representá-lo em homenagens, que acabaram se transformando em um show e, posteriormente, no disco Estrela", explica.

Vander Lee, cujo nome verdadeiro era Vanderli Catarina, destacou-se na MPB entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Suas letras românticas e inspiradas no cotidiano da metrópole mineira conquistaram o público, com canções como Onde Deus Possa Ouvir e Estrela, que foram interpretadas por grandes artistas como Gal Costa e Maria Bethânia.

Aos 50 anos, Vander Lee faleceu após um infarto enquanto estava em uma aula de hidroginástica. Sua partida deixou um legado musical significativo, refletido na carreira crescente de sua filha. Laura acredita que a arte é atemporal e que a música do pai é um portal de autoconhecimento. Ela encontrou na música uma forma de lidar com a dor da perda, integrando seu luto ao cantar as canções de Vander Lee, o que não era algo planejado, mas que ocorreu naturalmente ao longo do tempo.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima