O Flamengo se vê em uma situação rara no Campeonato Carioca, com risco de rebaixamento, devido ao desempenho ruim do time sub-20 nas primeiras rodadas. A escolha pelo time sub-20 é acertada e deveria ser mantida o máximo possível, mesmo que custe a classificação. O Campeonato Carioca não tem relevância nem prestígio, especialmente com o calendário deste ano, com o Brasileirão começando já no próximo dia 28 de janeiro.
O Campeonato Carioca serve apenas para desgastar jogadores para uma longa temporada ou gerar crise com parte da torcida. A briga contra a Série A-2 é simples, com os quatro piores da primeira fase se enfrentando num quadrangular de turno e returno. O Flamengo pode se livrar do rebaixamento enviando os reservas do time principal para alguns desses jogos.
O erro não foi usar a base, mas sim o time formado pelos garotos não conseguir vencer pelo menos um dos jogos contra Portuguesa, Bangu e Volta Redonda. O foco do Flamengo deve estar direcionado aos outros torneios que teremos pela frente: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Supercopa e Recopa. São esses que vão definir a nossa temporada como sucesso ou fracasso.
O Campeonato Carioca já teve sua relevância e o Flamengo é o maior campeão dele, mas atualmente serve apenas para atrapalhar. O time mais rico e importante da América do Sul deve se portar como tal e dar peso aos torneios que realmente importam.


