O Fundo Monetário Internacional elevou novamente sua previsão de crescimento global para 2026, à medida que as empresas e as economias se adaptam às tarifas dos Estados Unidos e a um contínuo boom de investimentos em IA. O FMI previu um crescimento do PIB global de 3,3% em 2026, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação à sua última estimativa. Isso se iguala ao crescimento de 3,3% em 2025, que também supera a estimativa de outubro em 0,1 ponto percentual.
O Fundo previu um crescimento de 3,2% em 2027, sem alteração em relação à previsão anterior. Ele vem revisando as taxas de crescimento global para cima desde julho passado, em resposta aos acordos comerciais que reduziram as tarifas do presidente Donald Trump, que atingiram o pico em abril de 2025. O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, disse que as previsões de crescimento do Fundo para 2025 e 2026 agora superam as previsões feitas em outubro de 2024.
O crescimento global continua bastante resiliente, . A economia global está se livrando dos distúrbios comerciais e tarifárias de 2025 e está se saindo melhor do que esperávamos antes de tudo começar. O FMI também destacou que o boom de investimentos em IA está alimentando os ganhos de ativos e as expectativas de aumentos de produtividade.
O FMI revisou suas previsões de crescimento global para cima, refletindo a adaptação das empresas e economias às condições atuais. A organização também está monitorando os desenvolvimentos globais, incluindo o Fórum Econômico Mundial, que começa esta semana em Davos, na Suíça.


