O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, assinou nesta terça-feira o manifesto internacional em defesa da independência das autoridades monetárias e em apoio ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. A iniciativa ocorre em meio a ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pressiona por uma redução mais acelerada das taxas de juros no país.
A declaração conjunta reafirma a autonomia técnica das instituições como pilar central da estabilidade econômica global, em um momento de crescentes tensões políticas envolvendo decisões de política monetária.
No manifesto, os presidentes de bancos centrais destacam que a independência institucional é fundamental para assegurar a estabilidade de preços e o bem-estar dos cidadãos, sempre com respeito ao Estado de Direito, à transparência e à responsabilidade democrática.
O apoio internacional ocorre após Powell revelar que o Departamento de Justiça dos EUA notificou o FED com intimações de um grande júri, no âmbito de uma investigação relacionada à reforma de prédios históricos da instituição, em Washington.


