Um grupo de bancos centrais de todo o mundo manifestaram, em comunicado conjunto, apoio ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, um passo sem precedentes que ressalta a gravidade com que veem a ameaça à independência da autoridade monetária americana. Entre os signatários do comunicado estão Gabriel Galípolo, presidente do banco central do Brasil, e Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu.
O grupo de banqueiros centrais afirmaram que o presidente Powell tem atuado com integridade, focado em seu mandato e com um compromisso inabalável com o interesse público. O próprio Powell também adotou um tom combativo nos últimos dias, acusando Donald Trump de tentar tomar o controle da política monetária.
A resposta coordenada ressalta a crescente preocupação de que a autonomia monetária do banco central mais importante do mundo esteja sendo ativamente desmontada. O Federal Reserve recebeu intimações de um grande júri do Departamento de Justiça que ameaçam uma denúncia criminal.
O papel do Fed e do dólar americano como pilares do sistema financeiro global já havia levado alguns a se manifestar, incluindo o presidente do Banco da França, François Villeroy de Galhau, que alertou para a possibilidade de uma queda do dólar caso a independência do Fed seja questionada


