O Google anunciou o lançamento de um novo recurso em fase beta no aplicativo Gemini que permite ao assistente de IA personalizar respostas a partir da integração com diferentes serviços da empresa. A proposta é que o sistema consiga analisar informações de apps como Gmail, Google Fotos, busca do Google e histórico do YouTube para oferecer respostas mais contextualizadas.
O recurso foi batizado de Personal Intelligence e vem desativada por padrão, permitindo que o usuário decida se quer ou não conectar suas contas do Google ao Gemini.
O Gemini já era capaz de acessar informações desses serviços, mas agora passa a raciocinar de forma integrada entre diferentes fontes, conectando, por exemplo, um e-mail a um vídeo assistido anteriormente. O objetivo é que o assistente compreenda o contexto de forma mais ampla e entregue resultados considerados mais relevantes para cada situação.
O recurso se baseia em duas capacidades principais: o raciocínio entre fontes complexas e a recuperação de detalhes específicos de conteúdos como e-mails ou imagens para responder a uma pergunta. Isso permite que o Gemini trabalhe simultaneamente com texto, fotos e vídeos para gerar respostas personalizadas.


