Pesquisadores identificaram um gene que ativa um tipo de “memória de defesa” em plantas, permitindo que elas se preparem para reagir com mais rapidez e eficiência quando são atacadas ou submetidas ao estresse ambiental. O gene AdEXLB8 foi isolado de uma espécie ancestral do amendoim cultivado e se mostrou capaz de estimular respostas que aumentam a resistência contra estresses climáticos e ameaças biológicas.
O gene foi extraído de Arachis duranensis, espécie silvestre considerada uma das ancestrais do amendoim cultivado, e quando inserido em plantas agrícolas, ele induz um mecanismo mais amplo e inteligente de proteção.
A principal surpresa é que o gene não funciona como um “escudo” permanente, e sim como um gatilho que deixa a planta em um estado de prontidão, permitindo que ela tenha uma resposta mais eficaz quando o estresse real ocorre.
Os testes realizados mostraram que as plantas com o gene AdEXLB8 apresentaram maior tolerância à seca, mais resistência a nematoides-das-galhas e maior tolerância a doenças provocadas por fungos.


