O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o Ministério Público está investindo no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para apoiar a atuação de procuradores e promotores nas eleições de 2026. O objetivo é auxiliar os procuradores e promotores na identificação de irregularidades, bem como na preservação de provas digitais.
O PGR também destacou a disposição cívica do Ministério Público e afirmou que a instituição seguirá vigilante para garantir que a vontade do eleitor prevaleça e que a democracia brasileira saia novamente fortalecida.
À frente do Ministério Público da União, Gonet comanda também o Ministério Público Eleitoral, responsável pela fiscalização do pleito e pela apuração de eventuais irregularidades e crimes eleitorais. Entre as prioridades para 2026, estão o combate às fraudes na cota de gênero e o enfrentamento da violência política de gênero.
Gonet mencionou ainda a preocupação com a infiltração do crime organizado nas eleições. Ele ressaltou que a atuação do MP Eleitoral tem se baseado em ações preventivas, coordenadas e firmes.


