PUBLICIDADE

TOPO SITE

Homem escala fachada da Embaixada do Irã em Londres e retira bandeira

Um homem escalou a fachada da Embaixada do Irã em Londres e retirou a bandeira da República Islâmica

No sábado, 10, um homem escalou a fachada da Embaixada do Irã em Londres e retirou a bandeira que simboliza a República Islâmica. Em seu lugar, hasteou a insígnia do regime anterior, a monarquia deposta em 1979 pela revolução que instaurou uma teocracia no país. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ato.

Centenas de manifestantes se reuniram em frente à Embaixada, exibiam cartazes com a inscrição “Irã Livre”. Além da bandeira do regime anterior, gritavam “Democracia para o Irã, rei Reza Pahlavi” e “Justiça para o Irã”.

Desde 28 de dezembro, uma onda de protestos populares se mantém no Irã, com ao menos 51 pessoas mortas, incluindo nove crianças. O regime suspendeu o acesso à internet há mais de 48 horas, e iranianos em Londres relatam não conseguir contato com parentes no país de origem.

A deposição da monarquia levou ao poder o aiatolá Ruhollah Khomeini, muçulmano xiita, que recebeu o título de líder supremo, e o país passou a viver sob uma ditadura de cunho religioso, com todas as regras submetidas ao seu consentimento.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima