PUBLICIDADE

TOPO SITE

Inscrições estão abertas para a 21ª olimpíada de matemática do país

A competição permite a participação de estudantes de escolas públicas e privadas, em categorias distintas. Provas serão aplicadas em duas fases, com premiação nacional e estadual em 2026.
Estudantes e professores participam de edições anteriores da maior competição ci

A 21ª edição da maior olimpíada científica do Brasil já recebe inscrições em sua página eletrônica. Embora o evento seja voltado para escolas públicas, estudantes de escolas privadas também podem concorrer, garantindo medalhas próprias para a rede particular.

Alunos de ensino fundamental e médio disputarão vagas em duas fases. A primeira fase, com prova objetiva de 20 questões, ocorre em 9 de junho nas próprias instituições de ensino. A segunda etapa, marcada para 17 de outubro, é discursiva e apresenta seis questões, divididas em três níveis de acordo com a escolaridade.

A divulgação dos classificados para a segunda fase será em 3 de agosto, e os resultados finais da premiação nacional acontecerão em 15 de dezembro. Serão entregues 8.450 medalhas nacionais (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze) e 51 mil certificados de menção honrosa, além de medalhas estaduais para os melhores desempenhos em cada região.

Somente estudantes medalhistas de escolas públicas ganham direito a uma bolsa de R$ 300 no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa busca incentivar o aprofundamento na matemática básica como meio de aprimorar a educação.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima