O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou um crescimento de 0,33% em janeiro em comparação a dezembro, repetindo o índice do mês anterior. O acumulado em 12 meses ficou em 4,44%, com resultados que estão em linha com as projeções do mercado.
A gasolina, com alta de 2,06%, e a luz elétrica residencial, que teve uma queda de 2,73%, foram as principais influências no índice de janeiro. O grupo Transportes, com uma variação de 0,60%, teve o maior impacto, especialmente devido à alta nos combustíveis, sendo a gasolina a principal responsável pelo resultado do mês.
O grupo Habitação apresentou uma queda de 0,11%, impactado pela redução nos preços da energia elétrica residencial, que teve a maior influência negativa no resultado. A mudança na bandeira tarifária de amarela para verde em janeiro isentou os consumidores de custos adicionais, contribuindo para essa queda nos preços.
O ônibus urbano também teve variação significativa de 5,14%, em razão de reajustes tarifários em várias capitais. No grupo Comunicação, a maior variação foi de 0,82%, destacando-se a alta nos aparelhos telefônicos e reajustes em planos de tv por assinatura e combo de serviços. Em Saúde e cuidados pessoais, a variação foi de 0,70%, com destaque para os artigos de higiene pessoal e planos de saúde.

