PUBLICIDADE

TOPO SITE

Itamaraty acompanha com preocupação os protestos no Irã

O governo brasileiro expressou preocupação com a evolução das manifestações no Irã

O Ministério das Relações Exteriores divulgou um comunicado sobre os protestos no Irã contra o regime teocrático liderado por Ali Khamenei. O governo brasileiro acompanha com preocupação a evolução das manifestações que ocorrem desde 28 de dezembro em diversas localidades do Irã. O Brasil lamenta as mortes e transmite condolências às famílias afetadas.

O Itamaraty afirmou se manter atento às necessidades da comunidade brasileira no Irã, por meio da Embaixada do Brasil em Teerã. Não há registros de nacionais mortos ou feridos. O regime teocrático do Irã é historicamente próximo ao presidente Lula, que é aliado de longa data do líder supremo Ali Khamenei.

Lula fez uma visita oficial ao Irã em maio de 2010, acompanhado de uma ampla delegação. Em Teerã, Lula foi recebido pessoalmente pelo aiatolá. Na reeleição de Lula em 2022, o regime iraniano comemorou e manifestou expectativa de aprofundar a relação bilateral em áreas como economia e comércio.

Em 30 de julho de 2024, Lula mandou seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, à cerimônia de posse do presidente do Irã, para representar oficialmente o Brasil. Alckmin sentou-se ao lado de representantes de quatro grupos terroristas, incluindo o Hamas, responsável pelo atentado de 3 de outubro de 2023 em Israel.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima