PUBLICIDADE

TOPO SITE

Justiça do RJ absolve PMs acusados de matar jovem na Cidade de Deus

Policiais militares foram absolvidos em julgamento que durou dois dias.
Carregando — Foto: Carregando

O Tribunal do Júri do Rio de Janeiro absolveu os policiais militares Aslan Wagner Ribeiro de Faria e Diego Pereira Leal, acusados de homicídio qualificado contra o adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos. O crime ocorreu em agosto de 2023, na Cidade de Deus. Os policiais também foram absolvidos da tentativa de homicídio de Marcos Vinicius de Sousa Queiroz, que sobreviveu ao ataque.

Thiago e Marcos estavam em uma moto quando foram alvejados por disparos de fuzil. Marcos foi ferido na mão e confirmou que Thiago não estava armado no momento do ataque. O julgamento, que durou dois dias, foi marcado por intensos debates e, ao final, a maioria dos jurados decidiu pela absolvição dos policiais, que enfrentam outro processo por fraude processual.

Durante a leitura da sentença, o juiz Renan Ongaratto ressaltou que a decisão do tribunal reflete a “voz da sociedade”, embora reconhecesse a dor da família da vítima. A Anistia Internacional manifestou indignação com o resultado, apontando que o foco foi desviado ao tratar Thiago como criminoso, em vez de vítima da violência policial.

Thiago foi atingido após cair da moto em uma via de acesso à comunidade. Os policiais estavam em um carro particular e dispararam ao sair do veículo. Apesar das alegações de defesa que sustentavam que os jovens eram integrantes do tráfico e atiraram contra os agentes, a perícia e testemunhas contestaram essa versão, apontando a inconsistência nas narrativas dos réus.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima