PUBLICIDADE

TOPO SITE

Lançamento de selo dá impulso à uva com indicação geográfica de Jundiaí

O selo de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy foi lançado durante a 41ª Festa da Uva
Lançamento do selo de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy — F

O trabalho do Ministério da Agricultura foi destacado na abertura da 41ª Festa da Uva. Foi lançado o selo de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy. A cerimônia aconteceu durante a abertura da 41ª Festa da Uva, em Jundiaí, com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo e do auditor fiscal agropecuário, referência em indicação geográfica no Estado.

O reconhecimento da IG ocorreu em 2023, mas há alguns meses o Ministério da Agricultura vem articulando a formação do Conselho Regulador da IG. O lançamento do selo é um exemplo de como é possível encontrar a famosa uva de Jundiaí em supermercados e pontos de venda.

Uma das propostas discutidas pelos integrantes é a comercialização por meio de um canal exclusivo de vendas. A vantagem é a garantia de que o consumidor estará recebendo o produto que tem o reconhecimento histórico do território, ligado à imigração italiana.

A indicação geográfica é um diferencial que valoriza características que tornam o produto único. Ela é atribuída a produtos ou serviços e, em geral, vinculada a um território e a um modo de fazer. São Paulo tem 12 IGs reconhecidas, a maioria voltada ao agro.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima