O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada de segunda-feira, após mais de oito horas de desfiles. Ele chegou ao camarote da Prefeitura do Rio por volta de 20h25 do domingo, onde foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes e diversos ministros para assistir à primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.
A Acadêmicos de Niterói foi a primeira escola a cruzar a avenida, com um enredo em homenagem ao presidente. Lula deixou o local por volta das 4h53, acenando pela janela do carro aos simpatizantes que o chamavam pelo nome. No camarote, estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, e outros ministros, além de deputados e personalidades do entretenimento.
A participação de ministros no desfile foi restringida pelo Palácio do Planalto, que também proibiu o uso de verba pública para a festa, devido a alertas sobre possíveis acusações de propaganda eleitoral irregular. Apenas a primeira-dama, Janja da Silva, foi liberada para participar, mas optou por acompanhar Lula como espectadora, sem desfilar.
Entre os convidados, estavam a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O banqueiro André Esteves também fez uma aparição, destacando a importância do prestígio do presidente e do prefeito durante o evento.

