PUBLICIDADE

TOPO SITE

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

O Ministério da Educação fará uma pesquisa nacional para analisar os desdobramentos da lei que restringe o uso de celulares nas escolas
Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Educação fará uma pesquisa nacional no primeiro semestre de 2026 para analisar os desdobramentos da lei que restringe o uso de celulares nas escolas. O objetivo é compreender como a norma vem sendo adotada nos diferentes sistemas de ensino e quais são os seus efeitos no ambiente escolar. A lei foi instituída em um contexto de crescente preocupação com os efeitos do uso excessivo e desregulado de celulares no ambiente escolar.

A restrição do uso de celulares nas escolas tem mostrado resultados positivos, com alunos mais atentos e participativos nas aulas. Alunos como Nicolas Lima, de 15 anos, relatam que a proibição do celular nas escolas melhorou sua concentração e ajudou a fazer novas amizades. A empreendedora digital e mãe de Nicolas, Cibele Lima, também relata que a adaptação foi desafiadora no início, mas recompensadora.

Especialistas relatam que, após a restrição do uso dos aparelhos, os professores perceberam alunos mais atentos, participativos e focados nas atividades. A mestre em saúde pública e psicóloga Karen Scavacini avalia que o celular pode ser um importante aliado na aprendizagem, desde que utilizado de forma transdisciplinar.

A pesquisa do MEC deve ajudar a entender melhor os efeitos da restrição do uso de celulares nas escolas e como essa medida pode ser aprimorada para beneficiar a educação no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima