O acordo entre Mercosul e União Europeia foi assinado em Assunção, Paraguai, após quase 26 anos de negociação. A cerimônia teve início por volta das 12h, no Grande Teatro José Asunción Flores do Banco Central do Paraguai. O acordo é o mais significativo já alcançado pelo Mercosul em acesso de mercado e vai criar a maior área de livre-comércio do mundo.
O acordo deve atingir o máximo de liberalização prevista em 15 anos. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões. Participaram do evento os presidentes do Paraguai, Santiago Peña, e da Argentina, Javier Milei, entre outros.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que o momento de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia “não é somente sobre aproximar países, mas sobre conectar continentes”. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o acordo estabelece uma “parceria com enorme potencial econômico” e “com profundo sentido geopolítico”.
O acordo deve trazer benefícios para o comércio internacional, com a eliminação gradual de tarifas sobre produtos como queijos, vinhos, azeite e chocolates. No entanto, o alívio nos preços pode demorar para acontecer, devido ao período de transição.


