PUBLICIDADE

TOPO SITE

Missão de navio da China no Rio gera alerta nas Forças Armadas

O navio-hospital da China Ark Silk Road deixou o porto do Rio de Janeiro sem dissipar dúvidas levantadas durante sua passagem pelo Brasil

O navio-hospital da China Ark Silk Road deixou o porto do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 15, sem dissipar dúvidas levantadas durante sua passagem pelo Brasil. A embarcação, que permaneceu no país desde 8 de janeiro, despertou atenção de militares brasileiros por reunir sistemas capazes de mapear portos e coletar dados estratégicos do litoral.

A delegação chinesa não detalhou os objetivos da visita, o que gerou desconforto tanto na Marinha quanto no Itamaraty. O cenário regional ampliou a cautela, com maior presença militar dos Estados Unidos no Caribe e um ambiente de instabilidade na América Latina.

O navio da China tem equipamento de monitoramento, com número elevado de sensores, antenas e radares. Missões desse tipo costumam servir ao reconhecimento e à atualização de dados portuários.

A visita chinesa coincidiu com a autorização para a atracação do navio norte-americano de pesquisa oceanográfica Ronald H. Brown em Suape, entre 14 e 21 de janeiro, reforçando a leitura de disputa estratégica entre Pequim e Washington

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima