PUBLICIDADE

TOPO SITE

Moraes rebate críticas à prisão de Bolsonaro

Ministro do STF afirma que há uma tentativa de deslegitimar a prisão do ex-presidente

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu declarações públicas de aliados e familiares do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre as condições da custódia na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Brasília. Moraes afirmou que vem ocorrendo uma “sistemática tentativa de deslegitimar o regular e legal cumprimento da pena privativa de liberdade” do ex-presidente.

O ministro sustentou que as reclamações feitas fora dos autos teriam se deslocado do cenário real do sistema carcerário brasileiro e do padrão de custódia oferecido ao ex-presidente. Moraes escreveu que o cumprimento da pena ocorre “com absoluto respeito à dignidade da pessoa humana” e que Bolsonaro estava submetido a um modelo “extremamente favorável” se comparado ao restante do regime fechado no país.

A crítica do ministro não se limitou ao ambiente externo. Ele também classificou como “inusitadas” as manifestações que reclamavam, por exemplo, do “ar-condicionado” no local, ressaltando que se trata de um benefício “totalmente inexistente” para a maioria dos presos no país.

A decisão cita declarações de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, que concedeu entrevistas após visitar o pai e criticou as condições de custódia e comparou a carceragem a um “cativeiro”

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima