PUBLICIDADE

TOPO SITE

Partido Novo denuncia Janja ao TCU por uso de estrutura pública em desfile

O partido Novo protocolou uma denúncia no TCU sobre o uso da estrutura da Presidência em desfile.

O partido Novo apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU), denunciando o uso da estrutura da Presidência da República na organização do desfile da escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio. Eles pediram a suspensão imediata de qualquer apoio institucional ao carro alegórico, através de uma medida cautelar.

O carro alegórico intitulado "Amigos do Lula", que presta homenagem ao presidente, desfilará na Marquês de Sapucaí neste domingo, 15, às 15h. A escola teria recebido pelo menos R$ 1 milhão em recursos públicos da União para o evento.

No documento apresentado ao TCU, os parlamentares do Novo alegam que a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, utilizou servidores e o cerimonial da Presidência para organizar convites, fantasias e coordenar convidados. Janja será uma das destaques no carro alegórico que homenageia Lula.

O partido argumenta que essa conduta pode violar princípios de moralidade e impessoalidade, contrariando a Orientação Normativa AGU 94/2025, que estipula que o apoio estatal ao cônjuge presidencial deve ter interesse público. O Novo já havia acionado o TCU anteriormente para questionar o uso de verbas públicas no desfile e também fez uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre propaganda eleitoral antecipada relacionada ao enredo do desfile, mas os pedidos foram negados.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima