PUBLICIDADE

TOPO SITE

Payroll de dezembro sugere que Fed pode manter juros

O payroll de dezembro veio abaixo do esperado, o que reforça as leituras de moderação nas contratações
Sede do Federal Reserve, em Washington — Foto: Sede do Federal Reserve, em Washi

O payroll de dezembro, principal dado do mercado de trabalho nos Estados Unidos, veio abaixo do esperado, o que reforça as leituras de moderação nas contratações. A taxa de desemprego caiu para 4,4%, um patamar baixo para os padrões históricos dos EUA. A média salarial subiu 0,3% em dezembro, acumulando uma alta de 3,8% ao longo de 2025.

Os economistas destacam que os dados ainda podem carregar alguma distorção do “shutdown” do governo americano, mas a taxa de desemprego menor e os salários ainda em alta sugerem que o Federal Reserve terá bons argumentos para manter a taxa de juros na reunião de janeiro. A média de contratações no setor privado foi de apenas 29 mil no último trimestre de 2025.

A taxa de participação na força de trabalho caiu de 62,5% para 62,4%, o que significa que menos pessoas procuraram emprego nas últimas quatro semanas. Os juros nos EUA agora estão próximos das estimativas para o nível neutro, o que deixa o Fed em uma posição mais confortável para esperar, analisar os dados e só então decidir os próximos passos.

Os economistas concordam que, para o Fed, talvez o caminho de menor resistência seja pular a reunião de janeiro à espera de novos dados que possam dar maior segurança para os próximos passos. A próxima leitura de inflação poderá alterar esse cenário, mas dada a predileção do Fed pelo mandato de emprego e as afirmações recentes de membros do comitê de que a taxa de juros está muito próxima da neutra, os economistas esperam que o Fed não corte na reunião de janeiro.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima