O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, fez duras críticas ao governo federal em entrevista durante o 38º Show Rural Coopavel. Ele afirmou que o principal problema enfrentado pelo setor agropecuário brasileiro hoje está em Brasília.
A falta de crédito, os entraves ao seguro rural e a insegurança jurídica têm comprometido a previsibilidade necessária ao produtor rural, . Ele sustenta que o governo não respeita minimamente o produtor, não dá crédito, não resolve a questão do seguro e não libera recursos, garantindo um problema seríssimo de instabilidade jurídica e insegurança jurídica para os produtores.
Entre as pautas consideradas urgentes pela bancada ruralista em 2026 está a derrubada de vetos presidenciais. Lupion citou como prioridade o veto ao contingenciamento de recursos do seguro rural, que é apontado pelo setor como ferramenta essencial para garantir proteção ao produtor diante de perdas climáticas e oscilações de mercado.
O produtor precisa de estabilidade para trabalhar. Sem crédito, sem seguro e com insegurança jurídica, fica impossível planejar, reforçou Lupion. A Frente Parlamentar da Agropecuária reúne mais de 300 parlamentares entre deputados e senadores e é uma das maiores e mais influentes bancadas do Congresso Nacional.

