Pesquisadores de segurança publicaram um relatório sobre o estado do ransomware nos Estados Unidos, concluindo que, mesmo com esforços para interromper a atividade de cibercriminosos, o ransomware segue forte e afeta cada vez mais vítimas pelo mundo. O número de vítimas aumentou de 5.400 em 2023 para mais de 8.000 em 2025.
O aumento das invasões com objetivo de pedir resgate é significativo, com um aumento de 53% a 63% dependendo da fonte. Alguns dos maiores grupos praticantes de ransomware foram desmantelados, mas o número absoluto de ataques aumentou, com cerca de 70 grupos ativos em 2023 e entre 126 e 141 em 2025.
Os principais grupos em 2025 foram Qilin, Akira, Cl0p, Play, Safepay e INC Ransom. A empresa afirma que leis internacionais e sua aplicação parecem estar tendo um impacto nas gangues, o que pode ser uma esperança para que o número de vítimas eventualmente diminua.
O desaparecimento de equipes hackers de sucesso acaba resultando em competição aberta, atraindo os afiliados mais produtivos para o palco. Isso pode ser um fator que contribui para o aumento do número de ataques de ransomware.


