O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, apresentou projeto de lei que cria diretrizes para a Política Estadual de Enfrentamento a Golpes Digitais e Crimes Cibernéticos. A proposta surge diante do aumento e da sofisticação de crimes virtuais, que causam prejuízos financeiros, emocionais e sociais. O projeto prevê atuação integrada do poder público, com foco em conscientização, educação digital e proteção às vítimas.
O projeto estimula a articulação entre órgãos de segurança, Justiça, ensino, setor privado e sociedade civil. Também prioriza a proteção de grupos vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes, evitando a culpabilização das vítimas e incentivando canais seguros de denúncia. Além disso, cooperativas e associações da agricultura familiar têm até 1º de fevereiro para se inscrever no Edital de Chamamento Público do Programa Coopera Paraná.
Uma pesquisa recente mostra que o presidente Lula é desaprovado por 50% dos eleitores e aprovado por 47%, dentro da margem de erro de 2,2 pontos. A avaliação do governo é majoritariamente negativa, com 41,4% considerando ruim ou péssimo, enquanto 35% avaliam como ótimo ou bom. A segurança pública aparece como a área pior avaliada, seguida pela economia e pela saúde.
O ministro da AGU, Jorge Messias, se reuniu com o presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar, para discutir a indicação de Messias ao STF. A expectativa é que Messias intensifique conversas com senadores para viabilizar a nomeação. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou mais um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a condenação a 27 anos e três meses de prisão.

