Os deputados Alexandre Curi e Gugu Bueno protocolaram um projeto de lei que institui o Programa de Enfrentamento às Mudanças e às Emergências Climáticas nas escolas do Paraná. A proposta visa reduzir os impactos de eventos climáticos extremos e garantir segurança e bem-estar à comunidade escolar.
O texto considera emergências climáticas alterações que provoquem ondas de calor, chuvas intensas e outras situações que afetam a saúde e rotina escolar. As medidas propostas incluem adequação das estruturas escolares, criação de protocolos de enfrentamento e capacitação de alunos e colaboradores para situações de risco.
Além disso, o projeto prevê revisão dos sistemas de climatização, instalação de fontes de energia renovável e melhorias arquitetônicas. A inserção do tema mudanças climáticas no projeto pedagógico das escolas e adaptações para funcionarem como abrigos em emergências também fazem parte das ações.
A implementação das medidas será gradual, priorizando unidades escolares vulneráveis. Os deputados destacam a urgência de políticas públicas de adaptação e mitigação, especialmente em escolas, devido ao aumento de eventos climáticos extremos no Paraná.

