O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou em São Paulo, que o Paraná reúne condições favoráveis para a atração de novos investimentos, ao participar da cerimônia do prêmio Outliers InfoMoney, realizada no Teatro B32, que reconhece gestores e fundos de destaque no mercado financeiro nacional.
Durante o evento, ele apresentou indicadores recentes do Estado, como crescimento do Produto Interno Bruto acima da média brasileira, ampliação de investimentos privados nos setores industrial, logístico e agroindustrial, além de avanços em infraestrutura, segurança jurídica e qualificação de mão de obra.
O encontro reuniu representantes de instituições financeiras, empresários e analistas econômicos, e serviu também para a apresentação de projetos estratégicos em andamento, incluindo concessões rodoviárias, expansão portuária e programas de inovação conduzidos pelo governo estadual.
“Meu pai sempre falou: ‘filho, você tem que achar a tua vocação’. E eu sempre guardei isso. E se você parar para analisar, os países que deram certo, que deram salto qualitativo, social, econômico, eles acharam a sua vocação”, contou o governador do Paraná.
“Quando eu assumi o governo em 2019, busquei encontrar a vocação do Estado. Resolvi transformar o Paraná no supermercado do mundo. Hoje, o Paraná é o maior produtor de alimentos por metro quadrado do Brasil”, continuou.
O governador ainda destacou a importância de apostar em infraestrutura para transformar o Estado em centro logístico da América do Sul, o que também ajudaria a atrair novos empreendimentos, especialmente internacionais.
“O Paraná está no centro de 70% do PIB da América do Sul, que gira em torno de US$ 1,3 trilhão. Então, começamos a investir na modernização dos nossos portos. O de Paranaguá bateu no ano passado a meta para 2045, que é dada pelo Ministério de Infraestrutura: 73 milhões de toneladas”, revelou.
“Fizemos o maior programa de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, R$ 70 bilhões de investimentos em obras em seis anos. E fomos modernizando as demais áreas importantes, como ferrovias, e privatizando os nossos aeroportos com apoio do governo federal”, acrescentou o governador.
“Tudo isso fez com que o Estado passasse a ser uma atração de investimento para os investidores, dando liberdade econômica. Na semana passada, inclusive, saiu um ranking de liberdade econômica entre os Estados. E ficamos com o primeiro lugar”, destacou Ratinho Junior.
Ele lembrou que o Paraná tem quase mil atividades econômicas que não precisam de nenhum alvará para operar e que se abre uma empresa no Estado em sete horas — tendo alguns casos de empresas simples que levam apenas 30 minutos. “Isso atrai o investidor”, afirmou.
Durante quase meia hora de conversa, o governador ressaltou entre outras ações, os avanços na educação, que levaram o Paraná ao topo do Ideb, a ferramenta que mede a qualidade do ensino no país. Também fez questão de salientar o sucesso na melhoria da segurança pública, alcançando os menores índices de criminalidade em 20 anos.
A programação do evento, que reuniu gestores, executivos do mercado financeiro, especialistas e convidados, incluiu entrevistas e debates com nomes relevantes do cenário econômico e político, ampliando o alcance do encontro para além do universo dos investimentos.
Ratinho Junior participou do painel “Quais cenários se desenham para o ano eleitoral brasileiro em 2026“, sendo entrevistado por Rafael Furlanetti, sócio e diretor de Relações Institucionais da XP. A presença do governador fez parte da proposta da premiação de ampliar o debate sobre economia, investimentos e políticas públicas, aproximando o mercado financeiro de lideranças que influenciam diretamente o ambiente de negócios no Brasil.
A Premiação Outliers InfoMoney, conhecida como o “Oscar das Assets”, está em sua segunda edição. Seu principal objetivo é reconhecer os destaques do mercado de fundos de investimento em 16 categorias. São definidos por meio de critérios quantitativos, análises de performance e avaliações de especialistas os melhores gestores, fundos e casas de investimento do país. A proposta do evento é valorizar gestores com resultados consistentes, gestão de risco e visão de longo prazo.
Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Athletico contrata extremo para fazer dupla com Viveros. Veja alguns gols
Agride a companheira e usa criança de escudo
Procura a corregedoria da PM e dois dias depois é morto
Litoral terá fim de semana de calor e pancadas de chuva
Receitas Saudáveis: Salmão assado com manteiga e alho, acompanhado de beterraba e brócolis
Horóscopo de 30 de janeiro de 2026
Óbitos em Curitiba de 29 de janeiro de 2026
Ricardo Barros bate o martelo com Rafael Greca
Lula está encrencado se for para a reeleição
Eduardo Pimentel reinaugura UPA e o ambiente ferve
Arilson Chiorato amplia base para 2026
Até 19 secretários deixarão os cargos para disputar a eleição de 2026
Fonte:Paraná Jornal


