O consumo de drogas em espaços públicos da cidade de Seattle preocupa moradores e agentes de segurança pública. Vídeos mostram áreas transformadas em espaços de tolerância permanente ao consumo de drogas. Embora autoridades locais insistam que não houve mudança formal na política de aplicação da lei, críticos afirmam que a realidade nas ruas indica falta de repressão por parte do governo ao consumo a céu aberto de entorpecentes.
A cidade tem histórico de epidemias de drogas e já enfrentou diferentes crises associadas ao uso descontrolado de drogas. De acordo com moradores, a flexibilização no combate a esses crimes faz parte de um ciclo que Seattle já experimentou e que não entregou os resultados prometidos pelas autoridades.
Especialistas em segurança pública afirmam que a diretriz de priorizar o encaminhamento de casos de posse e uso de entorpecentes a programas alternativos resulta em uma “descriminalização prática” do uso de drogas nas ruas da cidade. A cidade é governada por administrações alinhadas ao Partido Democrata há mais de cinco décadas.
A situação em Seattle é semelhante ao da cracolândia, na cidade de São Paulo, com áreas transformadas em espaços de tolerância permanente ao consumo de drogas. A falta de repressão por parte do governo ao consumo a céu aberto de entorpecentes e à atuação de mercados ilegais de drogas é uma das principais preocupações dos moradores e agentes de segurança pública.


