O Governo do Paraná planeja convocar 5.690 profissionais da área de segurança pública em 2026, após autorização do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para ampliar as convocações nos concursos públicos. Os chamamentos serão publicados nos sites de concurso.
A resolução busca reforçar o efetivo das corporações e ampliar a cobertura de serviços em todas as regiões do Estado. As convocações ocorrerão de forma escalonada, conforme a classificação final, disponibilidade orçamentária e conclusão das etapas de formação.
Na Polícia Militar do Paraná, o certame previa 2.000 oportunidades para soldados, número que foi expandido para 4.090 chamamentos no próximo ano, incluindo 4.000 praças e 90 cadetes.
A ampliação representa duplicação do quantitativo destinado ao quadro de praças em relação ao edital original.
Os candidatos convocados passarão por curso de formação antes da incorporação às unidades operacionais, com distribuição priorizada para áreas com maior demanda por policiamento, segundo critérios técnicos definidos pela corporação.
No Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, o concurso previa 600 vagas para soldados bombeiros. Com a ampliação autorizada, a previsão de convocações em 2026 chega a 1.230, sendo 1.200 soldados bombeiros e 30 oficiais (cadetes). Assim como na Polícia Militar, o quantitativo de praças também corresponde a um crescimento de 100% em relação ao previsto inicialmente.
Na Polícia Civil do Paraná, o concurso previa 400 vagas, mas o total de contratações autorizadas chegará a 1.726 policiais civis até 2026, o que representa um aumento de 331% em relação ao número inicialmente estabelecido no edital. Desse total, estão previstas 32 contratações de delegados, 30 de agentes de polícia judiciária e 40 de papiloscopistas em 2026, somando 102 novas convocações neste ano.
Na Polícia Científica do Paraná, os concursos previam 46 vagas, enquanto o total autorizado alcança 512 profissionais até 2026, o que representa um crescimento de 1.013% em relação à previsão inicial. Desse total, 170 convocações estão previstas para 2026, sendo 70 para Técnico de Perícia Oficial e 100 para Perito Oficial Criminal.
Já na Polícia Penal do Paraná, o concurso previa 7 vagas, e o total de contratações autorizadas chega a 507 policiais penais até 2026. Para 2026, estão previstas 98 novas convocações.
Com as autorizações concedidas pelo Governo do Estado, os concursos em andamento passaram a permitir convocações acima do número inicialmente previsto, ampliando o reforço de efetivo nas corporações.
A iniciativa faz parte do planejamento adotado para manter a segurança pública como prioridade em 2026. Após o chamamento todos passarão pelos cursos de formação.
Além do aproveitamento de candidatos excedentes dos certames em andamento, o Governo do Estado prevê abrir novos concursos para as forças de segurança ainda em 2026, ampliando a capacidade de reposição e expansão do efetivo em todas as regiões do Paraná.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que a ampliação das convocações segue uma diretriz contínua de fortalecimento das forças estaduais. “A autorização para contratar além do previsto nos concursos demonstra a decisão do governador de fortalecer a segurança pública. Os números mostram uma ampliação concreta do efetivo até 2026”, disse.
Desde 2019, o Paraná vem registrando crescimento contínuo no número de profissionais da segurança pública. Com as convocações previstas para 2026, as autorizações já concedidas nos concursos e a previsão de novos certames, o Estado consolida um reforço estrutural histórico, ampliando a capacidade de atuação das forças de segurança e fortalecendo a proteção da população em todas as regiões.
Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Athletico vence na estreia, mas time tem defeitos graves
Coritiba tem Josué expulso e sai com derrota para o Bragantino
Times paranaenses já sabem os adversários da Copa do Brasil
Levou facadas por causa de cinquentão
Olho Vivo chega aos municípios do oeste e noroeste
Estaria a IA causando uma estagnação cultural?
Ponte de Guaratuba está para se conecta
Horóscopo de 29 de janeiro de 2026
Óbitos em Curitiba de 28 de janeiro de 2026
Faria Lima se rende as ideias econômicas de Ratinho Junior
PSD ensaia chapa puro sangue para presidente?
Esquerda crava Alexandre Curi no Senado Federal
Janja vence queda de braço e Gleisi Hoffmann perde espaço no governo Lula
Fonte:Paraná Jornal


