PUBLICIDADE

TOPO SITE

Senado tem assinaturas para CPI do Banco Master

Proposta de instalação de CPI no Senado para apurar o caso do Banco Master já conta com apoio de mais da metade da Casa

A proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para apurar o caso do Banco Master já conta com o apoio de mais da metade da Casa. A proposta de uma CPI do Banco Master já conta com assinaturas de 42 dos 81 senadores. O presidente do Senado já tem em sua mesa uma proposta de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o caso do banco de Daniel Vorcaro.

A diferença entre a CPI e a CPMI é que a segunda envolve tanto deputados quanto senadores, e depende de uma sessão conjunta do Congresso Nacional. Já a instalação da CPI poderá ocorrer logo na primeira sessão do Senado depois do recesso parlamentar. O colegiado terá o objetivo de investigar as fraudes financeiras cometidas pelos operadores do Master.

Segundo as investigações, o banco de Daniel Vorcaro vendeu R$ 12,2 bilhões em carteiras de crédito inexistentes ao Banco Regional de Brasília (BRB), controlado pelo governo do Distrito Federal. Durante a acareação realizada pelo Supremo Tribunal Federal, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, declarou que a instituição teve um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões com os aportes ao Master.

A dimensão total do rombo está sendo analisada pelo Banco Central e por uma auditoria independente. A proposta de CPMI já conta com 200 assinaturas de parlamentares, entre senadores e deputados federais. A instalação da CPI poderá ocorrer logo na primeira sessão do Senado depois do recesso parlamentar.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima