PUBLICIDADE

TOPO SITE

Setor de Serviços Permanece Robusto e Pressionando a Inflação

O setor de serviços no Brasil permanece robusto, apesar de uma ligeira queda em novembro, e continua pressionando a inflação.
Caminhões trafegam no trecho do Rodoanel entre a Rodovia Castelo Branco e a Rapo

A ligeira queda de 0,1% no volume de serviços no Brasil em novembro confirma uma perda de dinamismo do setor nos últimos meses de 2025. No entanto, o segmento permanece robusto na comparação com o ano anterior, com um crescimento acumulado em 2025 de 2,7%.

Os serviços profissionais avançaram 2,8% em novembro, enquanto o grupo de Outros serviços também apresentou alta, de 0,5%. Já os serviços de transportes recuaram 1,4% em novembro, e os serviços de informação e comunicação recuaram 0,2% no mês.

O setor de serviços continua impulsionando a economia doméstica, com uma receita total que deve aumentar 2,5% em 2026. A inflação do setor continua pressionada, tendo encerrado 2025 com alta de quase 6%, praticamente o dobro da meta de 3% perseguida pelo Banco Central.

A robustez do setor de serviços deve manter o Banco Central cauteloso na reunião de janeiro, adiando o corte para a reunião de março. O setor de serviços continua sólido, tendo contribuído para sustentar o crescimento da economia em 2025, com uma expansão um pouco acima de 2,5% no ano.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima