PUBLICIDADE

TOPO SITE

Sorgo Avança no Calendário Agrícola e Pode Ser Destaque da Safrinha

O sorgo deve ter um dos maiores crescimentos entre as culturas de segunda safra no ciclo 2025/2026
Sorgo em plantação — Foto: Foto: Divulgação

O sorgo deve ter um dos maiores crescimentos entre as culturas de segunda safra no ciclo 2025/2026. A área plantada deve chegar a 1,796 milhão de hectares, com aumento de 10% em relação ao ciclo anterior. A produção também avança, com projeção de 6,6 milhões de toneladas: alta de 8,4% frente à safra 2024/2025.

O sorgo tem se mostrado uma excelente opção para a segunda safra em todas regiões do Cerrado, mas especialmente onde o risco climático para o milho é maior. O sorgo torna-se alternativa porque demanda menor quantidade de água para completar seu ciclo produtivo, possui uma janela de plantio maior e complementar à do milho e produz bem mesmo em condições mais desafiadoras.

Com o avanço do melhoramento genético e de tecnologias, o sorgo passa de uma cultura marginal e ganha expressividade no planejamento do agricultor. O sorgo ganha liquidez devido suas diversas possibilidades de uso, como comercialização para as indústrias de etanol, uso para alimentação animal e expectativa de exportação devido a abertura do mercado chinês.

O mercado aquecido e maior adoção por parte dos agricultores faz do sorgo uma das apostas mais seguras do próximo ciclo agrícola. A combinação de menor risco climático, custo mais baixo e demanda crescente faz do sorgo uma excelente opção para a safrinha de 2026.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima