PUBLICIDADE

TOPO SITE

Stf aceita denúncia contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação

O STF aceitou a denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação em processo judicial.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia do procurador-geral da República contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por suposta coação em processo judicial. Com a aceitação, o caso se torna uma ação penal, onde a PGR identificou que ambos teriam articulado ações para interferir em procedimentos legais, beneficiando o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O procurador Paulo Gonet destacou que o comportamento dos denunciados visava instaurar um clima de instabilidade e temor, sugerindo represálias estrangeiras. A denúncia alega que eles utilizaram violência ou grave ameaça para favorecer interesses próprios, conforme previsto no Código Penal, e tentaram subordinar os interesses da República aos seus desígnios pessoais.

Além de responsabilizar os denunciados pelo crime de coação, a PGR solicitou que sejam obrigados a reparar os danos causados. Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo reagiram à denúncia, chamando-a de "fajuta" e criticando o procurador-geral como "lacaio" do STF.

No mesmo dia da denúncia, o governo dos Estados Unidos impôs sanções a autoridades brasileiras, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky, que foi revogada meses depois. A situação gera discussões sobre a influência de ações políticas e legais em um contexto de tensão nacional e internacional.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima