PUBLICIDADE

TOPO SITE

Tarifas de Trump podem cortar até 0,5% do PIB da zona do euro até 2027, diz Fitch

A Fitch Ratings avalia que a ameaça dos EUA de impor tarifas pode reduzir o PIB da zona do euro em 0,5% até 2027.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala durante reunião com executivos — Foto:

A Fitch Ratings avalia que a ameaça dos EUA de impor tarifas de 10% a países europeus pode reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 0,5% até o fim de 2027. A Alemanha seria a economia europeia mais afetada pelas medidas do presidente norte-americano, Donald Trump.

A agência de classificação de risco destaca que um aumento de 25% nas tarifas implicaria aproximadamente o dobro do impacto sobre o PIB da zona do euro. A Alemanha, para a qual projetamos crescimento do PIB de 1,2% neste ano e de 1,4% em 2027, seria a mais afetada.

A resposta da União Europeia tende a ser moderada e com efeitos praticamente nulos, devido a preocupações com segurança e com a manutenção do compromisso dos EUA com a defesa europeia. A agência destaca as discussões sobre implementar o pacote de 95 bilhões de euros em tarifas contra importações americanas, o que afetaria apenas cerca de 0,4% do PIB dos EUA.

O aumento de riscos geopolíticos, reflexos sobre a atual estrutura da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e preocupações com a segurança do Leste Europeu devem ter peso mais imediato na avaliação de soberanos da Estônia, Letônia e Lituânia, ante persistência também da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima