PUBLICIDADE

TOPO SITE

Trump afirma que Irã cancelou execução de mais de 800 manifestantes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o regime do Irã cancelou a execução de mais de 800 manifestantes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o regime do Irã cancelou a execução de mais de 800 manifestantes que estariam programadas para ocorrer no dia anterior. A declaração foi feita em uma publicação em sua rede social e também repetida a jornalistas em Washington. Trump escreveu que respeita muito o fato de que todas as execuções por enforcamento programadas foram canceladas pela liderança do Irã.

As declarações ocorrem em meio a uma onda de protestos no Irã, deflagrada em 28 de dezembro, motivada por dificuldades econômicas e que evoluiu para manifestações mais amplas contra o regime teocrático. As mobilizações foram reprimidas com violência pelas autoridades. Organizações de direitos humanos no exterior divulgaram números elevados de mortos durante a repressão.

A agência Human Rights Activists News Agency estimou em mais de 3 mil o total de mortos, número que continua a crescer. O governo iraniano não divulgou balanços oficiais de vítimas. No entanto, autoridades iranianas publicaram números sobre danos causados durante os protestos. Segundo o aiatolá Ahmad Khatami, cerca de 350 mesquitas foram danificadas.

Com o bloqueio da internet no país, alguns cidadãos atravessaram fronteiras para conseguir se comunicar com o exterior. Em um posto fronteiriço na Turquia, viajantes relataram ter deixado o Irã para contornar o apagão de comunicações.

Leia mais

PUBLICIDADE

LATERAL
Rolar para cima