O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a ajuda ao povo iraniano está a caminho e incentivou a continuidade dos protestos no país contra o regime liderado pelo aiatolá Ali Khamenei. A declaração foi feita durante discurso em que Trump mencionou diretamente a situação interna do Irã. Trump disse que há relatos divergentes sobre o número de mortos durante as manifestações, mas ele afirmou que uma morte já é demais.
O presidente também mencionou medidas econômicas contra o Irã, com tarifas passando a valer contra qualquer um que faça negócios com o Irã. Trump acrescentou que defende a recuperação do país sob outro regime, ao afirmar: Façam o Irã grande novamente. No mesmo pronunciamento, Trump relacionou a política de tarifas à pressão internacional sobre o governo iraniano.
Trump descreveu o Irã como um país que era grande até que esses monstros chegaram e tomaram o poder e classificou a situação atual como muito frágil. Ainda , o apoio aos manifestantes faz parte de um esforço para responsabilizar autoridades iranianas por abusos. O presidente lembrou ações militares realizadas contra o país no ano passado, incluindo ataques aéreos contra instalações ligadas ao programa nuclear iraniano.
Os protestos se espalham pelo Irã, motivados por críticas ao aumento do custo de vida e pedidos diretos pelo fim do regime que governa o país. O discurso de Trump ocorre no 16º dia de protestos contra a ditadura do aiatolá Ali Khamenei e o aumento da repressão estatal.


